segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Chapada Diamantina - 9 dias - Parte 4

Siga nosso instagram : @awaywith_birds


CACHOEIRA ENCANTADA - CHAPADA DIAMANTINA


Nosso interesse por essa cachoeira foi despertado na visita ao Poço Encantado. Conversando com o dono do restaurante de lá ficamos sabendo que essa belezinha é uma das mais altas da Chapada, com cerca de 240m de altura, dentro de um cânion que alcança 400m em alguns pontos, uau!!! Ainda com aquela pontinha de tristeza por não termos conseguido fazer a Fumacinha, decidimos que a Encantada faria definitivamente parte da nossa viagem!
Só que não seria nada fácil... as informações sobre ela eram muito desencontradas. Conversando com o dono do restaurante e os funcionários das pousadas, recebemos 3 informações conflitantes: o primeiro nos informou que teríamos que pegar um guia no assentamento Roseli, o segundo no disse que teríamos que ir ao povoado do Rumo e um terceiro nos orientou a ir ao assentamento do Baixão (!?!?!) E agora??? Sem conseguir nenhuma outra informação na internet, seguimos a indicação do hotel em Mucugê e seguimos ao povoado do Rumo, passando antes em Itaetê para pedir informação. Só que fizemos a aposta errada. Chegando em itaetê, descobrimos que para chegar ao Rumo teríamos que voltar cerca de 10km pela mesma estrada que viemos. Chegando ao Rumo, descobrimos que não poderíamos fazer a trilha por lá porque havia um riozinho que estava muito alto por causa das chuvas, impossível de atravessar de carro, e por isso a única alternativa seria andar mais 11km pela estrada para chegar ao cânion... não teríamos tempo de fazer em um dia. Seguimos então para o Baixão, pois a trilha por lá era mais curta e não precisaríamos passar por esse tal riozinho. Infelizmente a confusão nos custou quase 3h perdidas, estávamos agora correndo contra o relógio, pois a trilha seria longa e demorada...

ASSENTAMENTO DO BAIXÃO - PONTO DE PARTIDA PARA A CACHOEIRA ENCANTADA

Para chegar até o Baixão, pegamos a mesma estrada que vai ao Poço Encantado. Seguindo pela estrada pavimentada de Mucugê sentido Salvador, entre na rua de terra quando avistar as placas para o Poço Encantado. Esta estrada, se seguida até o final, vai chegar em Itaetê, mas você vai entrar bem antes. Fique atento, pois a sinalização por lá é muito deficiente.
Passando alguns quilometros da entrada do Poço Encantado, você verá à sua direita uma casa de fazenda muito bonita, diferente de todas as outras. Bem em frente a esta casa há algumas placas, uma delas indicando a entrada para o assentamento do Baixão. Siga pela estradinha cerca de 10km e você chega lá.
Quando chegar à cidade, pergunte pelo guia para a cachoeira e os próprios moradores vão te indicar a casa (no nosso caso encontramos o guia Orlando, mas há outros por lá). Depois de um certo processo de convencimento, pois já eram 11:00h da manhã, tarde para começar a trilha, pagamos os R$150,00 do guia e seguimos para a nossa aventura!!!!
Assentamento do Baixão - Chapada Diamantina



TRILHA PARA A CACHOEIRA ENCANTADA

A trilha é de uma dificuldade bem alta. Mesmo para quem já está acostumado a fazer trekking, não é brincadeira... Começa com uma pequena caminhada até o cânion (cerca de 4km), cuja única dificuldade é um riozinho que você atravessa com água pela cintura, mas quando você chega ao tal do cânion, a coisa muda de figura. São 6km de perrengue puro, atravessando o rio por pedras escorregadias, pulando de uma pedra para outra, se esgueirando em rochas.... Esteja preparado!
Depois de uma longa e cansativa jornada, eis que ela surge majestosa!!! A Cachoeira Encantada é simplesmente divina!! Vale todas as quedas e sofrimentos da trilha..... Não arrisquei nadar no poço porque a água estava meio nervosa (estação chuvosa tem dessas coisas), mas fiquei uns bons 15 minutos deitada em uma piscininha, apreciando a vista da cachoeira de baixo pra cima.... Um dos momentos mais inesquecíveis de toda a viagem!
Trilha para a Cachoeira Encantada-Chapada Diamantina
Trilha para a Cachoeira Encantada-Chapada Diamantina - Cânion

Trilha para a Cachoeira Encantada-Chapada Diamantina - Muito perrengue na trilha!!!


Cachoeira Encantada-Chapada Diamantina


A Maravilhosa Cachoeira Encantada - Chapada Diamantina

Dicas para seguir essa trilha:

1- Vá com um calçado apropriado: Nem pense em ir de Mizuno, compre uma bota de trekking de boa qualidade. Acredite: eu sou um pouco pão dura, mas esse investimento vale a pena. Você pode ter essa e muitas outras viagens arruinadas simplesmente porque seu calçado escorrega, ou machuca o pé... Para essa e as outras trilhas da Chapada, usei uma botinha da North Face que comprei para fazer o Torres del Paine no Chile. Confortável, altura média para evitar torções de tornozelo e com solado muito bom. Recomendo.
2 - Não vá de shorts! Você vai sentar nas pedras para descer em alguns pontos, agachar, passar em trechos de trilha estreita... a chance de se arranhar pelo caminho é grande. Uma calça comprida de ginástica serve bem para essa trilha. Para os homens, recomendo calça de tecido leve que seque rápido.
3- Leve muitos lanchinhos e água: Levamos 1,5L de água cada, várias barrinhas de cereal e de proteína.
4- Leve roupa de banho e deixe uma muda de roupa limpa no carro: Quando voltar ao carro, você vai estar todo molhado e cansado, vai dar Aleluia se tiver uma muda de roupa para trocar!
5- Tenha em mente que sua mochila vai ficar parcialmente submersa em alguns pontos da trilha, então preste atenção no que você vai carregar dentro dela. Caso tenha alguma coisa que não possa molhar, coloque em uma bolsa estanque. Bolsa estanque
6- De novo: Leve uma bolsa à prova d'água para sua câmera! Depois de andar tato você vai querer tirar umas fotinhas, e a névoa da cachoeira é realmente muito forte, não dá para usar câmera sem proteção.Bolsa à prova d'água

Continua...

Parte 1 - Ibicoara e Cachoeira do Buracão - Chapada Diamantina

Parte 2 - Poço Azul e Poço Encantado - Chapada Diamantina

Parte 3 - Museu do Garimpo e Igatu - Chapada Diamantina

Parte 5 - Vale do Capão - Cachoeira da Fumaça - Cachoeira do Riachinho - Conceição dos Gatos - Chapada Diamantina

2 comentários:

  1. A Cachoeira Encantada mesmo sem uma boa informação vem sendo muito procurada por ter uma beleza realmente sem comparação e quando você ver ai sim ver que realmente vale a pena ter andado toda a trilha por pedra e água obrigado a todos que posta fotos e comentários

    ResponderExcluir
  2. Oi, parabéns pelo seu blog, as dicas são muito boas e esta ajudando bastante a decidir e finalizar meu roteiro.
    Como adoto a filosofia do mochilão para viajar, gosto de fazer minhas trilhas sem guia, dentro do possível e do seguro.
    Minha duvida. É possível fazer a trilha da Cachoeira Encantada, sem o auxilio de um guia?

    Desde já agradeço.

    Joel

    ResponderExcluir